Strict Standards: Only variables should be assigned by reference in /home/itmolcom/public_html/site/plugins/system/slprettyphoto/slprettyphoto.php on line 39
Itmol - Vacinação contra H1N1 será retomada nessa segunda-feira em cidades de Goiás

vacina certo

Veja locais de imunização em Goiânia, Aparecida de Goiânia e Caldas Novas.
Estado registrou 13 mortes e confirmou outros 72 casos da gripe em 2016.

Goiânia, Caldas Novas, Senador Canedo, Trindade e Aparecida de Goiânia não realizaram neste sábado (30) o "Dia D” de vacinação contra H1N1, que ocorreu em vários estados do país. Segundo as secretarias municipais de Saúde, não houve a adesão por conta da antecipação do início da campanha e pelo fato de a quantidade de doses não ser suficiente para atingir todo o grupo prioritário. No entanto, nesses locais a imunização será retomada na próxima semana (veja locais abaixo).

A Secretaria Estadual de Saúde informou que não tem o controle do andamento da vacinação em todos os municípios goianos, pois 92 municípios não enviaram dados das doses já utilizadas.

O lote de vacinas utilizados nesta campanha já é o de 2016 e pretende atender idosos a partir de 60 anos, crianças entre 6 meses e 4 anos e 11 meses, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, povos indígenas, gestantes e portadores de doenças crônicas. Podem vacinar também mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias.

A capital já imunizou 52% dos integrantes do grupo prioritário, o que corresponde a 175 mil pessoas. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, a partir de segunda-feira, mais 57 mil doses estarão disponíveis em 47 postos de saúde. A lista completa com os endereços está no site da SMS.

Assim, ainda faltam 100 mil doses para atender a todo o grupo prioritário, que é composto por 332 mil pessoas.

Aparecida de Goiânia
Já em Aparecida de Goiânia, na Região Metropolitana da capital, 17 mil doses serão disponibilizadas em 33 salas. A coordenadora de imunização e rede de frio da SMS, Renata Cordeiro, informou que 51 mil doses da vacina já foram aplicadas na rede pública da cidade, o que corresponde a 60% de cobertura do grupo prioritário. Ela garante que, além destes 17 mil exemplares que já estão no município, o restante deve chegar entre 9 e 13 de maio.

As vacinas estarão disponíveis na Maternidade Marlene Teixeira, no Pronto Socorro e nos Centros de Atendimento Integral à Saúde (Cais) Colina Azul e Nova Era.

Doses também estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde (UBS) dos setores: Retiro do Bosque; Nova Olinda; Rosa dos Ventos; Vila São Pedro; Jardim dos Buritis; Santa Luzia; Jardim Olímpico; Parque Trindade; Jardim Bela Vista; Jarim Paraíso; Cândido de Queiroz; Andrade Reis; Jardim Riviera; Independência Mansões; Jardim Florença; Vila Delfiore; Jardim Tiradentes; Campos Elísios; Parque das Nações; Mansões Paraíso; Veiga Jardim; Pontal Sul 15; Bairro Independência; Caraíbas; Bandeirantes; Alto Paraíso; Madre Germana; Jardim dos Ipês;e Papilon Park.

Senador Canedo
Moradores de Senador Canedo, na Região Metropolitana de Goiânia, podem procurar os postos da cidade a partir de segunda-feira à tarde. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Saúde, as 3 mil doses disponíveis serão distribuídas em 23 salas de vacinação.

A meta em Senador Canedo é imunizar 19 mil pessoas. Por enquanto, 9 mil foram vacinadas. Segundo a secretaria, não há previsão de chegada das 7 mil doses restantes para imunizar o grupo prioritário.

Maternidade Marlene Teixeira, Aparecida de Goiânia, Goiás (Foto: Paula Resende/ G1)Maternidade Marlene Teixeira é um dos postos de vacinação em Aparecida (Foto: Paula Resende/ G1)

Trindade
Trindade recebeu cerca de 4 mil doses. Todos os 28 postos de saúde contarão com vacinas.

A secretária de Saúde de Trindade, Gercilene Ferreira, explicou que 45% das 26 mil pessoas que integram o grupo de risco já foram imunizadas, o que corresponde a 11,7 mil pessoas. Ela disse que não há previsão de quando as demais doses necessárias serão enviadas para a cidade.

Caldas Novas
O Núcleo de Vigilância Epidemiológica de Caldas Novas informou que recebeu mais 2.810 doses. Além do Centro Médico de Especialidades, elas serão disponibilizadas nas salas de vacionação dos bairros Itaguaí 3, Itaici 2, Jequitimar, Santa Efigênia, Parque Real, Nova Vila e Belvedere.

A meta para o município é vacinar 15,7 mil pessoas. Por enquanto, 7 mil pessoas foram imunizadas, o que corresponde a 45% do grupo prioritário.

População enfrenta filas em unidades de saúde em busca de vacina contra H1N1, em Goiânia, Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)No início da campanha, população enfrentou fila em busca de vacina, em Goiânia (Foto: TV Anhanguera)

H1N1 em Goiás
Treze pessoas morreram por H1N1 em Goiás neste ano, de acordo com dados divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO) no último dia 26. Além desses, outros 72 casos da influenza A foram confirmados.

Goiânia é a cidade com maior número de mortes - quatro no total. Rio Verde, no sudoeste goiano, tem três mortos por H1N1. Em Anápolis, a 55km da capital, foram registrados dois óbitos.

Já Planaltina de Goiás, Caldas Novas, Ipameri e Ouvidor registraram um óbito cada. No caso de Ouvidor, o paciente morava na cidade, mas morreu em Catalão.

No último dia 12, o secretário de saúde, Leonardo Vilela, confirmou que Goiás vive uma epidemia de H1N1. "Podemos falar que hoje estamos em epidemia de H1N1, pelo aumento dos casos e pelo aumento de óbitos. Eu confirmei essa informação com o Ministério da Saúde e é por isso que antecipamos a vacinação".

Endereço

Rua Domingos Venâncio, 79,  Centro - Umbaúba/SE

Fone: (79) 3546-1364

Cel: (79) 9 9888-1956 

E-mail:O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Arquivos

Facebook

Depoimentos

Galeria de Imagens