Todos os anos, o vírus da gripe chega, atrapalhando nosso trabalho e vida social. Para quem é pai ou professor, traz ainda mais preocupação. As crianças, que geralmente passam boa parte do dia em ambientes fechados e com bastante contato físico, estão mais expostas. No caso das menores de cinco anos, um agravante: o sistema imunológico ainda não atingiu o grau máximo. Mas por que a gripe se espalha com tanta facilidade?
O vírus influenza, causador da doença, está em constante evolução e se transmite facilmente por meio das gotículas de secreção de tosse ou espirros.
Existem três tipos de influenza: A, B e C. O tipo C causa apenas infecções respiratórias brandas. O A e o B causam epidemias sazonais, sendo que o A é responsável ainda pelas pandemias, que afetam grandes regiões. Ele tem vários subtipos, entre eles, o H1N1, que está circulando com mais intensidade atualmente.
Na maioria das vezes, as gripes não têm consequências graves. No entanto, idosos, gestantes, pessoas com algumas doenças crônicas e crianças estão mais sujeitas às complicações. Por isso, quando se trata dos pequenos, acompanhamento médico e diagnóstico correto são fundamentais para afastar esses riscos e garantir toda a energia para brincar e estuda.
É gripe mesmo?
Seja em casa ou na escola, nem sempre as crianças sabem explicar o que está incomodando. Nos pequenos, a gripe pode apresentar um quadro de sintomas diferente do adulto.
Preste atenção nesses sinais:
- Febre
- Pequenos caroços no pescoço, chamados de ínguas
- Dores no corpo e na cabeça
- Cansaço e moleza, que podem deixar a criança mais quieta do que o normal
- Tosse produtiva (com secreção), o “peito carregado”
- Dores de ouvido
- Sangramento nasal
- Diarreia
- Em casos mais graves, aparecimento de falta de ar
-
O pediatra disse que é gripe comum? Então é importante saber que, geralmente, o ciclo dura de cinco a sete dias, após o início dos sintomas. Na maioria das vezes, o tratamento é direcionado ao alívio de dor, febre e congestão nasal.
Para lidar com esses sintomas múltiplos, uma boa saída é utilizar a solução completa: analgésico, antitérmico e descongestionante nasal em um só medicamento. Benegrip Multi® é assim. Indicado para crianças a partir de dois anos, ele vem em fórmula líquida sabor frutas vermelhas, com copo dosador, tornando o tratamento mais fácil para pais e filhos.
fonte:http://noticias.uol.com.br/conteudopublicitario/benegrip-multi